Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SALVE, POETINHA.

“É melhor ser alegre que ser triste
alegria é a melhor coisa que existe
é assim como a luz no coração...”

 A bênção, Vinícius de Moraes.

 Não por acaso, escolhi o dia 18 de outubro para a realização do 8º Chá Literário do GEC Anísio Teixeira, véspera do centenário de Vinícius. 
Em fevereiro, assistindo ao desfile da escola de samba União da Ilha, encantei-me com os livros (alegorias) que eram de uma linda ala! Pensei que precisava deles. Começou um contato frenético no Facebook e a Professora Juçara Guimarães falou com o Djalma que nos cedeu os livros. Eles foram trazidos para a escola por Alexandre, filho de nossa CP Ângela Calmon. Graças.
O Chá Literário é essencialmente a apresentação dos trabalhos realizados ao longo do ano por professores e alunos.
Em julho, na apresentação final das turmas eletivas emocionou a todos, a “Rosa de Hiroshima” da eletiva Dançando a palavra poética da Professora Tereza Gentil “Tetê”. Trabalho selecionado para o Chá Literário! Veio o “ Poesia na escola 2013”. Cinco alunos, Tainara da Silva,Norma Florêncio, Mayris Malheiros, Gabriel Leão, Joycilene da Silva e a professora Juçara Guimarães, selecionados. Que alegria! Apresentação garantida no Chá Literário.
Somos um GEC Poliglota, logo, vamos apresentar o trabalho: “Soneto de Fidelidade” em quatro línguas, Português, Profª Ana Lucia Miranda; Inglês, Profª Tatiana Almeida; Espanhol, Profª Roseana Guimarães e Árabe, Profª Marcela Cordeiro. Na vocação poliglota, ouvimos as poesias bilíngues de nossos alunos, feitas com a professora Daniele Couto de Inglês.
Nossa escola é insulana, o poema: Ilha do Governador, que é lembrança de Vinícius de Moraes da ilha em que viveu na adolescência foi lindamente interpretado pela professora Tetê Gentil. 
“Para viver um grande amor primeiro é preciso sagrar-se um cavaleiro e ser da dama por inteiro.”
As dicas do Poetinha foram interpretadas pelo professor de ciências, Edmilson Linhares.
“ De repente, não mais que de repente”
Soneto de separação saltou aos olhos e corações de todos na apresentação dos alunos Allen e Ana Carolina, da Professora de Artes Cênicas Giselle Sabatini, que participa do Teatro das Letras e Mostra de Dança.
“Pátria minha, saudades de quem tem ama...” Vinícius de Moraes. Pátria minha, foi lida pelo Professor Diego Knack , de História, nosso querido caçulinha que também nos brindou com o poema “Impressão” de sua autoria. Valeu, Diego Poetinha também!
Cantamos juntos “ A Casa” e a platéia ficou empolgada, emendamos com “o Pato”. Vinícius e a “Arca de Noé” sempre nos alegram.
A aluna Beatriz Mosqueira, recitou “Borboletas”. Muito linda!
Nossos convidados assistindo, encantados, tanta beleza e emoção.
Babi Teixeira, filha de Anísio Teixeira, nosso patrono, contou para nós histórias do pai, ilustre educador brasileiro. Presidente da Fundação Anísio Teixeira, em Caetité na Bahia, falou da alegria de estar de volta à escola que leva o nome de seu pai e que trabalha seguindo suas ideias inovadoras. Ouvimos histórias do Anísio pai, grande leitor. E por falar em leitura. Foram premiados os dez maiores leitores de nossa escola. Livros! Oh, presente bom! “Antologia” de Vinícius entre outros. Graças! Simone Monteiro e Catharina Baptista da Gerência de Mídia da SME pela doação. Eva dos Santos Pereira, nossa diretora para sempre, emocionou a todos nós contando histórias de nossa escola e falando da alegria de ver que perseveramos nos ideais que nos movem em prol de uma educação pública de qualidade. Para finalizar o grande encontro e partirmos para o chá, propriamente dito, fomos brindados pelo Coral, regido pelo Maestro e Professor Erivaldo Fraga e os músicos Isaac e Josias com o hino da nossa escola: “Anísio Teixeira amamos você”da Professora Gracia Gurgel. O coral já tinha nos recebido com: “ Se todos fossem iguais a você”. Nossa! É muita emoção! Recebi os Parabéns pela organização do evento que já está na 8ª edição e pensei: “Só fiz as costuras, o trabalho está sendo feito no dia a dia pela Direção, Professores, Bibliotecária, Secretária, Agentes Educadores, Alunos, Garis, Preparadores de Alimentos, todos de A ( Ana ) a Z ( Zaldir), que fazem da nossa escola um exemplo de que Educação Pública de qualidade é possível.” A benção, Anísio Teixeira! Ana Lúcia Miranda Pereira Prof regente de Sala de Leitura

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma tarde maravilhosa... Adorei!

Tatiane disse...

Realmente muito lindo e emocionante! Tão bom ter esse clima de fraternidade. Ojalá todos los dias sean así!

Juçara Souza disse...

Parabéns pela organização do trabalho, Ana Miranda. Não estive presente, mas a descrição do evento me permite imaginar o quanto foram lindos esses momentos. Parabéns aos colegas e alunos que apresentaram poemas do homenageado e os seus próprios trabalhos.

Daluzinha Avlis disse...

Que delícia se ter conhecimento de um trabalho tão rico em lindos detalhes... Felizes os alunos que ainda possuem mestres motivados pelo prazer da Leitura...Os professores idealizaram, os alunos materializaram e o POETINHA? Ah! Esse deve estar realizado vendo sua POESIA FLORIR COMO FLOR SOB O ORVALHO.
✿Bjo no coração✿ (((•‿•)))♥

Daluzinha Avlis

* Contadora de Histórias