Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Texto vencedor da MARATONA ABL GUIMARÃES ROSA

Uma Rosa no Sertão

Não é difícil encontrar uma rosa no sertão. O sertão é quente, seco e Rosa é Guimarães, mineiro de Cordisburgo, que gostava do contato com a natureza e com os homens do campo e se confessava “homem do Sertão”. Os elementos do seu mundo fundiram-se com os de sua imaginação, tornando sua literatura envolvente.
Profissionalmente, a medicina não o seduziu. Prestou concurso no Itamarati. Representou o Brasil em Hamburgo, Bogotá e Paris. Mas sua consagração foi como escritor, recebeu importantes prêmios e foi membro da Academia Brasileira de Letras.
Falava fluentemente inglês, espanhol, alemão, italiano e tinha conhecimentos para ler em diferentes idiomas.
Guimarães Rosa faz parte do Modernismo, terceira fase da prosa modernista. A sua obra apresenta inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais, que registrava durante suas andanças pelo interior de Minas, nas conversas com vaqueiros. Tudo isso, unindo a sua erudição, permitiu a criação de uma escrita que mescla regionalismo, liberdade, invenções linguísticas (neologismos). As veredas não seriam as mesmas se não fossem os léxicos de Guimarães Rosa.
Os elementos do sertão servem como desencadeadores para uma abordagem dos grandes problemas do homem. Temas mais amplos são tratados a partir do regional: significado de vida e morte, existência ou não de Deus, reflexão sobre o destino. Em seus textos, percebemos a luta do homem com ele mesmo e com o ambiente. Rosa fala das disputas de terra, da utilização da mão de obra escrava , das grandes diferenças socioeconômicas e culturais.
Escreveu obras famosas dentre elas: Sagarana, Magma, Com o vaqueiro Mariano, Corpo de Baile, Primeiras Estórias, Campo Geral, Noites do Sertão, Tutameia, Grande Sertão: Veredas.
Como dizia Rosa, “escrevia para se aproximar de Deus e Deus se aproximava Dele ao captar na palavra o mistério da criação”. Com seu perfeccionismo, “não queria escrever para o tempo e sim para eternidade”.
Esse autor ganhou o universo linguístico com suas abordagens e é considerado um dos melhores escritores da literatura brasileira, valoriza o ato de aprender sempre mais através do questionamento continuo do individuo como expressa nas frases: “vivendo, se aprende, mas o que se aprende mais é só fazendo outras maiores perguntas” e “quem desconfia fica sábio”.




Mayres  é  a  segunda  da  esquerda  para  direita.









Aluna: Mayris Karen Silveira Malheiros. Ano: 9º ano. Turma: 1903.
Orientadora: Profª. Juçara Guimarães. Disciplina: Humanidades.
Diretora: Celi Conceição Magalhães Araujo.

Escola: G.E.C. Anísio Teixeira. 11ª CRE.

Nenhum comentário: